domingo, 6 de fevereiro de 2011

PROJETO AMBIENTAL – ÁGUAS DO AMANHÃ


SUA OPINIÃO
A quem cabe a responsabilidade de despoluir nossos rios: governo ou sociedade? Deixe seu comentário.
Tal pesquisa,faz parte de uma enquete de um de nossos jornais, que também patrocinára tal projeto, o qual,diz respeito á forma em que se encontra o nosso principal rio do Paraná, do qual certamente, as pessoas só o conhecem pela atração turística que ele representa, chamada as Cataratas do Iguaçú.
A capital paranaense e Região Metropolitana é presenteada pela natureza, pois entre tantas outras belezas naturais, nela se encontram vários rios, dos quais, os mais importantes posso citar:
Atuba, Belém, Barigui, Passaúna, Ribeirão dos Padilhas, Irai, Miringuava, Verde,Varzea e todos acabam desaguando no referido rio Iguaçu.
As nascentes destes rios, pelo que se conhece, possuem águas cristalinas, razão pela qual o poder público estabeleceu importantes APAs ( Áreas de Proteção Ambiental), incluindo o fato de que de alguns deles se formaram barragens, pensando no abastecimento de água potável á população da capital e RM, tais como: Passaúna, Piraquara, Pinhais, São Jose dos Pinhais.
Tudo isto parece ser muito bonito, para quem não conhece a nossa realidade, que não é nada diferente do que acontece nos demais rios de nosso estado e por extensão á todos os rios do território brasileiro.
Bem, particularidade que não é só nossa, diz respeito á poluição que encontramos nos rios acima citados, que como consequência se expande e se avoluma no nosso famoso Rio Iguaçu.
Respondendo á quem cabe a responsabilidade de despoluir nossos rios, a resposta imediáta e principal é do poder público.
Existe algumas ações, tais como: rede de coleta de esgotos domésticos, exigência de estação de tratamento de esgotos para parte da empresas existente ao longo dos mesmos,coleta de lixo e depósitos apropriados para os mesmos, entre outras.
Porem, são insuficientes, que deveriam ser ampliadas, especialmente pela expansão populacional, cujo problema, senão maior, tem importância na preservação ambiental, já que as autoridades em geral, fecham os olhos e permitem a ocupação desordenada, na beira dos rios mencionados e pior, nelas o que agrava o problema e a falta ou existência insuficiente de coleta de lixo e saneamento básico.
Assim considerando, não se pode culpar exclusivamente esta população, pela poluição que causam, se bem que em parte de algumas regiões, existe o atendimento á tais necessidades, portanto, cabe á sociedade ajudar na despoluição.
Claro que para vocês, talvez não tenha nenhuma importância este artigo, por que estou falando de minha cidade,. então, encerrando, posso afirmar que CURITIBA NÃO É MAIS A CAPITAL ECOLÓGICA DO BRASIL, exceto na propaganda oficial, sacaram?
E na sua cidade, as coisas são parecidas?
Coincidência, não?

sábado, 5 de fevereiro de 2011

POLUIÇÃO OCEÂNICA


Garota De Ipanema
Tom Jobim
Composição: Antônio Carlos Jobim / Viní¬cius de Moraes
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça é ela menina, que vem e que passa
eu doce balanço, a caminho do mar.
Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema, o seu balançado é mais que um poema
é a coisa mais linda que eu já vi passar.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Com certeza, todos aqui lembram desta música, certo?
Agora recebo um e-mail de um parente falando dos emissário submarino de esgotos, existente na mais famosa praia do Rio de Janeiro e quem sabe muitos de vocês, assim como eu, do restante do Brasil, desconhecem a existência do mesmo, ousando imaginar que até parte do povo carioca, desconhece a existência dos mesmos, porque eles lançam os esgotos á uma distância enorme da praia, portanto, aquilo que os olhos não vêem o coração não sente?
Aliás estes emissários não são privilégios do Rio de Janeiro, estão presente em várias outras praias da costa brasileira e possivelmente o “povo” nem se dê conta dos problemas que causam á saúde humana, sem falar á todos os organismos aquáticos existentes, bem como aves e animais que dele se alimentam.
Por falar em alimento, as pessoas nem sabem, mais também consomem “peixes e frutos do mar” que possivelmente estão contaminados exatamente dos dejetos oriundos destes locais.
Em que pese o que lí, que a construção destes emissários, ocorreu em décadas passadas, onde com certeza a população não é igual a de hoje e nem na época havia qualquer necessidade de licença ambiental, portanto, obviamente no passado os dejetos humanos eram de alguma forma absorvidos pela natureza e não causassem transtôrnos, certo?
Mais isto é passado e diante da explosão demográfica e da população urbana, hoje é inadmissível “ OUTRA VEZ” a falta de compromissos de nossas autoridades, CERTO?
Correndo o “RISCO” de ter este artigo excluído do forum, concluo que:
“O POVO BRASILEIRO COME MERDA, PESCA NA MERDA, SE BANHA NA MERDA, PRATICA OUTROS ESPORTES NA MERDA, PORQUE NOSSAS AUTORIDADES NA VERDADE SÃO UMA MERDA.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO DE TILAPEIRO



Nossa Senhora da Tilápia, me conceda a graça de nunca desistir de pescar este peixe, nem mesmo agora nesta temporada, que tenho sofrido tantos fracassos.
Tende piedade de mim, que toda semana, estou lá no barranco da represa, cavando a terra como um “tatu”para fazer o meu pesqueiro e para louvar a senhora, fico várias noites mal dormidas.
Será que não basta as lágrimas de suor que saem do meu corpo, enquanto preparo meu pesqueiro, subo e desço aqueles barrancos íngremes e quando chove então, encho minha bota de lama?
O que mais a senhora quer?
Se preciso for, já que minhas orações pára fisgar várias delas, não tem sido atendidas, posso até ascender muitas velas, basta dar- me um sinal.
Peço ainda humildemente, que faça o mesmo por meus companheiros, pois todas as semanas até o término da temporada, estarão lá prestigiando seu santuário.
Não importa o sacrifício, juro não reclamar mais, naquelas horas em que o sol e o calor não me deixam pescar, afinal estou convencido que não se pode ter tudo á todo tempo.
Como prova de meu arrependimento, agradeço os outros momentos, logo cedinho quando mais uma vez contemplo a natureza e percebo que a vida está explodindo no reservatório, com os lambaris saltitando na superfície da água e de repente o rebojar daquela enorme carpa, que vem agradecer-lhe pelo novo dia.
Bem como, nas tardes quentes, quando a senhora prova existirem muitas tilápias, que ficam nas margens comendo os capins que cresceram ou aqueles jogados por pescadores na água.
E no silêncio da noite, quando pela luz dos refletores, o corimba vem rebojar, para limpar as escamas de seu corpo, sujas, enquanto ficaram enterrados no barro durante o dia, confesso... não há graça maior.
Não vou mais achar ruim quando os cascudos vêm comer a ceva que jogo e se enroscam em meus anzóis.
Peço-lhe ainda humildemente, que bata um papo com São Pedro e o convença a fechar as torneiras lá do céu, pois as chuvas, com seus raios e trovões, tem nos atrapalhado o suficiente e ele nem precisa mais provar todo o seu poder!
Chega de castigos á nós pescadores esportivos, que os mesmos sejam dirigidos aos pseudos- tilapeiros que pescam com garatéias, redes e tarrafas.
Faça valer os enroscos dos troncos lá existentes, que arrebentem com todo este material que utilizam, já que nossas autoridades nem se importam com tais práticas.
Pelo perdão e aceito a saga: “que ser tilapeiro é sofrer no paraíso”.
Para encerrar, quero que daqui em diante, em vez de dizer Nossa Senhora da Tilápia, possa chamá-la de Minha Senhora das Tilápias, portanto, semana que vem, vou crente que serei atendido!
Amém.