quinta-feira, 29 de abril de 2010

OS OCEÃNOS ESTÃO MORRENDO




Bem pessoal, apesar de não ser mais adépto da pesca no mar, o assunto agora, está relacionado com o tema, pelos seguintes motivos:
1) Soube por outras fontes, que no rítmo que anda, os estoques pesqueiros dos oceânos, já estão sendo extintos e logo a pesca comercial, nos modos como hoje acontece, tambem será extinta.
2) Não só ela está contribuindo para isso, mais tambem a POLUIÇÃO DOS MARES, que de acordo com estudos científicos, afirmam que até os anos 2040, os únicos sobreviventes dos oceânos, serão as águas marinhas.
3) Tais estudos tambem afirmam que atualmente todos os países do planeta, só se preocupam com a poluição ambiental de seus territórios e no que tange á seus mares, pouco se importam, pois consideram que o OCEÃNO, é propriedade de todos, portanto, eles se tornaram O LIXO DO MUNDO.
Por outro lado, nas minhas pesquisas na Internet, encontrei uma reportagem que vou reproduzir, pois ela está ligada ao nosso País:
-0-0-0-0-0-
O mundo esta em crise!. O chamado "aquecimento global" virou capa de jornal e mesmo assim vemos poucas iniciativas por parte dos governos para mudar esse cenário.

No Brasil esse problema tem sua cara estampada no desmatamento da floresta Amazônica. Só que o problema não é apenas a Amazônia. Essa questão aborda outros ecossistemas como o Oceano.

O oceano corre o risco de perder seus mistérios se não pararmos de destruí-lo e fizermos algo para salvar o que resta.


A gestão pesqueira no Brasil é desorganizada o que encarece o peixe e aumenta o desperdício. Criar um Ministério da Pesca como nosso atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva fez não resolve o problema, pelo contrario, pode agravá-lo, pois este Ministério se encontra acima do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Já podemos ver o efeito da pesca excessiva: 80% da reserva pesqueira já esta ameaçada! O consumo de certos peixes como o Atum,Cação,lagosta e camarão, tem de ser interrompido imediatamente! Será preciso no mínimo 10 anos para que os estoques se recomponham.

Por outro lado, é necessário parar para refletir sobre nossas atitudes, ou seja: Repensar - reduzir - reutilizar - reaproveitar e reciclar e esta, é a última que deve ser feita.
COMO PODEMOS MUDAR ESTA SITUAÇÃO?
É SIMPLES:
1) temos que cobrar do governo políticas que efetivamente protejam o meio ambiente como um todo;
2)E de nossa parte,temos que agir no nosso dia a dia com consciência ambiental tomando pequenas decisões como não utilizar copos plásticos (ou materiais descartáveis em geral), utilizar lâmpadas econômicas, tomar banhos curtos, etc), nos ajudar.
O aquecimento da atmosfera não vai destruir o mundo, mas sim a espécie humana.
O planeta já sobreviveu impáctos de asteróides e eras do gelo, o aquecimento global só mudaria a forma de vida que vive nele, pois ele continuaria a viver com ou sem nossa espécie. Tudo que estamos fazendo é para a nossa sobrevivência, pois somos animais extremamente egoístas.
POSTADO POR LUCCI MARCADORES: AQUECIMENTO GLOBAL, GREENPEACE, OCEANOS
-0-0-0-0-0-0-0-
Ora minha gente, aí está o caminho, normalmente achamos que são de "outros" tais responsabilidades, então, não é atoa o que temos assitido nos noticiários recentes, começando pelas enchentes que alagam as cidades, trazem prejuízos de todas as ordens aos moradores e junto as doenças.
O que causa isto? O lixo jogado nas ruas, nos rios,etc.
Além disso, existe tambem a construção de moradias em lugares impróprios, sem desmerecer que na maioria das vezes, os moradores não tem outras opções, mais de qualquer forma, são os mais prejudicados.
Assim a intervenção e apoio do poder público, sempre é ineficiente ou inexistente e somente depois que tragédias acontecem, prometem tomar providencias, mais fica apenas no discurso e na promessa, logo esquecidas, até que nova tragédia aconteça, como estas que temos visto em Angra dos Reis, em Niteroi a mais recente, se bem que a culpa tambem deve ser atribuida aos moradores, pois se arriscam construindo em locais inadequados como as encostas, até como já disse, por falta de opção, mais são eles que iram sofrer a perda de seus entes queridos e pior:
É provável que mesmo estes, voltem a cconstruir nos mesmos locais, então se confirma aquele ditado:
" ERRAR É HUMANO, PERSISTIR NO ÊRRO É BURRICE", eu inverteria o final dizendo É IRRESPONSABILIDADE.
Para muitos de nós que não tivemos ou temos diretamente tais problemas, nem sempre é fácil avaliar quanto sofrimento, porem, tambem estamos contribuindo para que eles aconteçam, se levarmos em conta o acima exposto.
Então só nos resta valorizar algo que tem sido amplamente discutido:
" RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA".
Cada um com sua consciência.
Marcão.

sábado, 24 de abril de 2010

RIO IGUAÇU - DA POLUIÇÃO Á BELEZA



É meus amigos, devemos brindar pelas forças da natureza, que independente de cobrar o seu justo preço, ao descaso dos homens, ainda se recompõe, com suas maravilhas.
Para nós Curitibanos e até muitos Paranaenses, temos este rio majestoso, tão judiado pela ação humana a partir de suas nascentes aqui na RM de Curitiba, onde em suas margens alem da degradação da mata ciliar, o que mais se encontra é lixo urbano de todas as categorias, que vai se espalhando e acumulando ao longo de seu trajeto, por vários municípios, onde a expansão imobiliária tomou conta e o descaso dos moradores aliado ao das autoridades, nos oferece um quadro desolador, em particular quem se dispõe a visitar nosso Zoológico, pode constatar as quantas andam seu leito, que além do fedor dos esgotos, pode constatar nas cavas de areia desativadas a existência de vida, tal como de bandos de capivara, provávelmente oriundas daquele parque.
Mais tal conseqüência se estende por muitos quilometros, pelo que me lembro, até o município de Porto Amazonas, que fica a uns cem quilometros da Capital, isto por estrada, por rio é muito maior e até lá, dá para sentir o ar fétido, com suas margens assoriadas e tudo mais.
Porem, já houve tempos áureos, onde ele era navegável a partir daquele município, alias varias cidades em sua margens nasceram, cresceram e prosperarão, pois na época, o rio servia de estrada, então barcos a vapor, transportavam suas riquezas:erva mate, madeira e até pessoas. Hoje isto ficou só na lembrança.
Mais pelo que soube, a partir do minicípio de S.Mateus do Sul, ele volta a se recuperar, graças á vários locais que em seu leito existem pedras e cachoeiras e isto fáz com que a vida floresça, sua fauna e flora e mata ciliar voltam á ser exuberantes, até que no seu caminho,encontra seu destino final, sua fóz, conhecida muldialmente, uma das maravilhas do mundo: As Cataratas do Iguaçú.
Pois é meus caros, ele não é o único e quem sabe um dia, se realmente chegar a acontecer, nossas autoridades, resolvam investir na recuperação de todos eles, então nossos filhos, netos, bisnetos, etc, possam vivenciar a beleza destes locais desde sua nascente.
Quem viver verá.
Marcão.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

PESCARIA SOB A PERSPECTIVA DA TILAPIA


Então tilapeiros:
Digamos que pudesse existir tal perspectiva, sobre a ótica do peixe, então:
Lá estão eles nadando tranquilamente, de repente o líder do cardume para e avisa os demais:
Olha lá pessoal, chegou um pescador, está garantida a bóia, vamos nos aproximar.
O cara ainda está se preparando, vamos aguardar.
Dali a pouco, um barulho na água, o pescador está cevando o pesqueiro.
O peixe chefe fica aguardando a ceva afundar.
Beleza pessoal, o cara jogou ração, vou experimentar...
Ataquem pessoal, esta é docinha, parece que tem mel, vamos encher a pança.
Opa! Mais ceva, qual é agora?
Olhe gente! É milho verde novinho cortadinho, beleza, hoje é o dia de sorte.
Mais ceva pessoal! Olhem o maço de capins e erva doce chegando ao fundo, que banquete, hoje vai dar pra tirar a barriga da miséria.
Êpa! Tava demorando, o cara resolveu lançar os anzóis na água, ele quer nos ferrar.
Vamos ver que isca está usando?
Minhoca turma! E olhem que minhoca deliciosa, quem se arrisca?
Vai você garoto, diz o Peixe chefe ao peixinho.
Eu não... Vou acabar me fisgando naquele anzol.
Não tenha medo menino, o máximo que pode acontecer é você ser pego, mais como é pequeno o cara vai lhe devolver.
É mais, não vai ser você que ficará com a boca machucada.
Não liga garoto, isto faz parte de nossa vida, com o tempo você se recupera.
Não sei não, porque não vai você chefe?
Ora menino, como é que você vai se tornar um peixe de verdade, se nunca quiser se arriscar?
Então para incentivá-lo preste atenção aqui no mestre:
1º) Chegue bem pertinho da minhoca, examine o melhor lugar para morder, assim viu?
2º) Não seja guloso, tire só um pedacinho, certo?
Ok chefe e agora?
Bem o esquema é o seguinte:
O nosso sucesso é comer toda minhoca, mais ter o cuidado de não nos denunciarmos, olhe lá em cima, está vendo?
Vendo o que chefe?
Aquela coisa na flor da água?
O que aquilo?
Aquilo se chama bóia e serve para mostrar ao pescador, que estamos comendo a isca colocada.
Mais como assim chefe?
Preste atenção:
Vou dar mais uma beliscada na minhoca, mais fique olhando a bóia, certo?
Ok vamos lá, estou tirando mais um pedacinho, o que você viu?
É aquele troço deu uma mexidinha.
É isto aí meu garoto, ta pegando o espírito da coisa, que tal tentar?
Será chefe, não vou me ferrar?
Ora você viu como fiz, faça o mesmo.
Falou chefe, lá vai...
Chefe, chefe e agora, socorro o cara me fisgou, me acuda.
Depois de alguns minutos, lá veio o peixinho de volta.
É chefe, você tinha razão, o cara me devolveu.
Não falei, agora é minha vez, vou passar a perna no cara.
Nhac...
Chefe...Chefe... Volte?
Não dá meu filho, me ferrei.
Moral da estória:
O peixe morre pela boca.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

INVENTANDO




Ola Amigos Tilapeiros e Pescadores em Geral!
Já fáz alguns dias que escrevi o último artigo neste blog, andei sem inspiração e assunto, então, um companheiro que acessa os foruns que participo, me mandou um email, falando como pescam tilápias na Represa de Furnas, mais precisamente sobre o equipamento que usam.
Por outro lado, tenho outro amigo pescador, apelidado de MOSQUITO,(ele é baixinho e magrinho) e frequentamos o Pesqueiro Santa Cecília, que tambem fez uma modificação nas suas varas de pesca, ou seja:
Adaptou uma carretilha na vara telescópica de mão, fazendo com que a linha, passe pelo interior da mesma e a montagem dela, é do modo tradicional(pena de madeira, chumbo e anzol).
A vantagem deste sistema é que pode-se usar linha fina (20mm), pois no caso de pegar um peixe grande, pode brigar com o mesmo até cansá-lo, pois tem linha sobressalente no carretel da carretilha.
Á Propósito disto, numa ocasião, ele fisgou uma tilápia de 4k, no pesqueiro acima e ficou uns 30minutos brigando, até ela que cansou, então, ao retirá-la da água com seu passaguá, na hora de levantá-lo, o mesmo quebrou, entre o cabo e o coador, mais conseguiu num movimento rápido puchá-lo para margem e assim a capturou.
A única coisa que vejo atrapalhar é quando a linha que passa no interior da vara prende nas emendas, mais com "jeitinho e cuidado" sana-se o problema.
Como sempre tive vontade de inventar alguma coisa semelhante e depois da informação do amigo da Represa de Furnas, resolvi montar uma vara telescópica, adaptando na mesma, molinete e assim o fiz.
Claro que poderia comprar uma vara pronta e um molinete, mais pesquisando os preços na internet, o conjunto mais barato que achei, tinha o incoviniente da vara ser muito curta. As varas maiores, somadas ao valor do molinete, ficava muito caro.
Considerando que tenho umas 40 varas telescópicas de mão, resolvi utilizar 5 delas e montar os conjuntos, então:
a) Selecionei aquelas de comprimento de 3,60 metros;
b) Retirei a ponteira original, de forma que elas ficaram com 3,00metros;
c) Como passadores, usei "olhos" de anzóis, então comprei os da Marine Sport 10/0, cujo olho tem aproximadamente 5mm. Cortei sua haste num tamanho de =ou- 2 cm e fixei-os, sendo um no interior da primeira emenda, mais tem um porem:
" Foi preciso cortar esta emenda, até que a grossura da haste, coubesse no interior da mesma, depois colei com super-bond e na seqüência, firmei passando uma linha fina de poliester, de forma que ficou "bem preso" pois tornei a colar com este adesivo.
d) Nas demais emendas, fixei a haste de cada anzol externamente, com o mesmo processo acima, com a vantagem da linha tambem passar por dentro do olho e externamente.
e) Para fixar o molinete, poderia fazer o mesmo, porem achei mais fácil fixá-lo com fita isolante adesiva e resolveu a qüestão.
Minha preocupação alem de economizar, estava ligada ao peso que o conjunto ficaria, então, optei em comprar micro-molinetes. Comprei dois e como já tinha outros treis, deu para montar os 5 conjuntos.
No geral, gastei em tôrno de R$100,00( molinetes, linhas, anzóis, adesivos, fio de poliester,etc), entretanto, se fosse comprar as varas e micro molinetes, com certeza gastraria perto de R$ 300,00.
Deu um pouco de trabalho montar estes conjuntos, mais ficou "parecido" com os conjuntos comprados.(Vide foto anexa).
Agora, só preciso testá-los, apesar que agora, minhas "queridas" tilápias, em razão do nosso clima FRIO aqui de Curitiba, estão "manhosas" e está difícil de pegá-las, mais não custa tentar as carpas, etc.
f) A montagem da linha é de acordo com o processo tradicional acima mencionado e em caso de fisgar algum peixe grande, a briga será conforme já citada.
Se alguem quiser maiores esclarecimentos, já sabem, estou na área.

Marcão.

terça-feira, 6 de abril de 2010

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO


Olá tilapeiros de plantão:
Nosso amigo do ceu " O PEDRÃO" tá sacaneando, pois permitiu que uma frente fria lá do RGdo Sul, viesse ao Paraná, em especial, aqui em Curitiba, tanto que a temperatura caiu bastante desde domingo. Segunda fui pescar, nas cavas do Pesqueiro Santa Cecilia, não só eu, mais uma dúzia de viciados. Logo cedo, o tempo estava bom, as águas paradas, logo que cocmecei armar minhas varas, já na primeira armada, deu aquela "corrida", perdi tempo para fisgar e o peixe escapou. Bom sinal, parecia que a ceva que havia feito na semana anterior, estava funcionando. Então tratei logo de armar as 6 varas que uso e é lógico, provocar os peixes, jogando um pouco mais de ração de cavalo com melaço e milho picado no pesqueiro.De vez em quando, uma mexidinha na pena, dava a fisgada e o milho vinha ruido, sinal que as tilapinhas, lambarís e carazinhos estavam ativos. O tempo foi passando, revistar as varas, tudo na mesma, até que comecou a ventar. O recurso foi fazer as penas ficarem quase deitadas no pesqueiro. Dali a pouco, veio o Barbosa, um colega viciado, ver como as coisas estavam indo. Falando com ele, percebi que uma das penas deitou, dei a fisgada e na ponta do anzol, veio uma tilápia de uns 8cm.Como diz a tradição, o primeiro peixe, vai para dentro do samburá, mesmo que depois seja devolvido.Não fazer isto dá azar???O fato que até o meio dia, nada mais aconteceu, então fui fazer um lanche, voltando ao pesqueiro, outra vêz o PEDRÃO aprontou, fez aumentar o vento e com ele uma garôa forte. Armei o guarda-sol para não me molhar, bem como as minhas tralhas de pesca.Durante todo tempo que fiquei pescando, ligeui meu radinho de pilha e fiquei escutando músicas sertanejas e a hora que sempre é informada. Lá pelas 14 horas, como a coisa estava parada, resolvi "puchar o carro", não só eu, mais alguns outros. Resumo da estória, hoje terça feira, amanheceu chovendo, fez um frio prá caracas, a tarde saiu um solzinho e agora, tornou a esfriar. Então companheirada, a menos que daqui prá frente, volte esquentar, infelizmente acabou a temporada de tilápia. Mais voces pensam que vou desistir? Não. Começa a hora de pescar carpas e lambarís, tanto no Santa Cecilia, bem como no Capivari. Na verdade o que eu não posso é perder este emprego.Me aguardem.Marcão.

NO CAPIVARI TEM ASSOMBRAÇÃO



Olá Pessoal!
Andei meio ausente de assuntos de pescaria, até que hoje um novo amigo (Luciano Scheffer) me passou um email, falando de um artigo que escrevi, quando iniciei este blog: A TAMPA DE MARGARINA.
Bem meus caros, conforme citei no mesmo, tratava-se da boca "aberta" de um peixe, ttanto que o novo amigo, tambem a presenciou, alem do meu companheiro Sadi, que tambem falou da mesma, numa de suas pescarias lá no Recanto do Sabiá. Todos concordamos tratar-se da boca de um bagre africano e ponha bagre nisto.Mais o que me leva a escrever, não é o assunto abordado, mais outro acontecido neste ano, no princípio do mês de março, a saber:
1) Como prefiro pescar a noite, na ocasião, num pesqueiro do local, escutei um "urro abafado". Ao meu lado, estava outro pescador e como costume, sempre montamos uma lona sob o guarda sol, formando uma barraca, de forma que não nos enxergamos.Achando que ele estava passando mal, chamei-o e ele demorou a responder. E quando o fêz, perguntei: E aí companheiro, tá com algum problema? Ele perguntou porque? Eespondi: Achei que você estava gemendo! Ele respondeu: Eu achei que fosse você. E tudo ficou por isto mesmo, no entanto, fiquei "matutando" o porque daquele "urro ou gemido".
2) Numa outra pescaria, comentei tal fato com alguns colegas e um deles me contou outra estória:
Que um pescador( amigo em comum) estava pescando em outro pesqueiro do local e tinha ouvido a mesma coisa. Saiu de sua barraca e iluminou as redondezas com sua lanterna, mais não percebeu nada de anormal, porem , impressionado com o fato, subiu para seu carro dormir e no outro dia cedo se mandou.
3) Além desta narrativa, houveram outras:
Pescadores que dizem ter visto "coisas estranhas" ruídos diferente e coisas do tipo. Houve comentários, que na represa existem almas "penadas" que morreram afogadas no reservatório e aparecem para os pescadores, etc, etc.
4) Eu não acredito nestas coisas, entretanto, realmente nas madrugadas pescando,quando solitário,sempre se ouve algum ruído diferente, penso ser algum tipo de animal roedor, sapos, pássaros que dormem nas copas das árvores e até já vi largatos enormes em algumas ocasiões, portanto, fantasmas e coisas do tipo, na m/opinião fazem parte do "imaginário popular".
5) Pelo que sei, o tal "urro abafado" deve ser de um cachorro que vive no local, ele foi abandonado e volta e meia, resolve dormir nos fundos de nossas barracas, pois cobrimos nosso guarda-sol com lonas e este mesmo cachorro, em outra oportunidade, foi dormir na barraca que armei no piso da churrasqueira que uso. Só sei que ele ao dormir, comecou com uns gemidos estranhos, então levantei e o espantei.
Mais se você freqüenta o Capivari, em especial o Recanto do Sabiá, cuidado, pode se deparar com alguma assombração, falou?
Marcão.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A PÁSCOA


Olá amigos pescadores:
Muitos de nós certamentamente estamos aguardando a chegada do próximo domingo, para curtirmos com nossas famílias, mais esta data. Porem hoje ainda é SEXTA FEIRA SANTA e muitos, estão aproveitando-a por ser o início de um feriado prolongado e o real significado da mesma, quem sabe, não passe apenas de um fato histórico.Claro que estou generalizando, entretanto, na verdade, nenhum de nós fáz a mínima idéia do que tenha sido a CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO, exceto é claro, aquilo que vemos pelos filmes que estão sendo exibidos na TV nestes dias, concordam? A moral deste acontecimento, é mostrar, como os homens daquela época agiam, eram muito religiosos, se achavam os escolhidos de Deus e o aparecimento de um outro que se dizia ser FILHO DE DEUS, foi uma blasfêmia. Se acreditarmos que foi um designio de Deus, deixar acontecer tal fato, podemos comparar com o que acontecesse hoje no mundo. Podemos avaliar que aqueles homens eram egoístas,individualistas e só pensavam em seus muitos interesses, certo? Mais não é isto que acontece hoje?Portanto, cabe á cada um de nós, independente de nossa crença, ter este dia para refletir, no real significado da vida. Assim sendo, desejo á todos uma FELIZ PÁSCOA.
Marcão.