sábado, 14 de novembro de 2009

VIDA DE PESCADOR NÃO É FÁCIL


VIDA DE PESCADOR NÃO É FÁCIL

Faça sol ou chuva, o pescador já não dorme direito na noite que antecede o tão “chegado”dia, programou-se para sair de casa antes de clarear, lá pelas 05,00 h da matina.
Vai deitar, fica pensando na tralha que vai levar, levanta, verifica todo material de pesca, confere uma...duas...três...vezes, até se convencer que não esqueceu nada.
Volta a deitar, olha o relógio, as horas não passam.
Pensa com seus botões: será que vou conseguir “aquele” pesqueiro? Pô! Mais se ele estiver ocupado? Ah! Vou naquele outro...
De repente, levanta de novo, vai ver se a ceva está junto com o material.
Volta a deitar, vira-se de um lado para outro, fica com calor, joga as cobertas para o lado, Dalí a pouco dá um frio, se cobre de novo e as horas...vão passando lentamente.
Finalmente, chega a conclusão que não adianta ficar na cama, levanta, vai fazer um café, põe a água pra ferver, enquanto isso, sai para fora, dá uma olhada no tempo. Ih! Aquelas nuvens, será que vai chover? É melhor eu levar mais algumas roupas, tênis, etc. Como diz o ditado “é melhor se prevenir do que remediar”.
Volta, a água ferveu, passa o café, prepara a mesa.
Olha no relógio, são 3,45h, pensa: Vou tomar café e colocar as tralhas no carro.
Começa com as cobertas, travesseiros, colchão inflável a sacola de roupas, os tênis, a barraca, tudo no banco traseiro...
Abre o porta-malas e coloca os suportes das varas, cadeira , caixa de pesca, samburá, passaguá , liquinho com o refletor...perai... tem camisinha pro refletor? Abre a caixa de pesca e verifica, acho melhor levar mais algumas, vamos que esta estrague?
Vai colocar a sacola de ceva...pô furou...saco...tenho que trocá-la pior que sujou o porta-malas, kct tenho que tirar tudo para limpar.
Limpa, recoloca tudo novamente.
Tira o carro para rua, vai fechar o portão, olha e vê que esqueceu as luzes de casa acesas volta para apagá-las, fecha a porta e sai.
Olha no relógio, são 4,45h, ainda bem, já dá pra ir.
Entra no carro, vai indo, já está a quase um quilometro de casa...
Êpa! pô, esqueci as iscas, o guarda-sol e a cortadeira para fazer o pesqueiro. Volta, carrega o que esqueceu. Saí novamente, anda duas quadras...saco...esqueci as lonas. Volta, leva-as para o carro e sai. No caminho vai se xingando...eu sou uma “mula” mesmo, devia ter feito uma lista de tudo, da próxima vez eu faço.
Já pegou a estrada, está a 15quilometros de casa e lembra... puxa esqueci a comida, deixei a caixa de isopor em cima da mesa, com tudo, pqp, vou ter que voltar...
Volta e olha no relógio, já são quase 7,00 horas e pensa: “ se eu não fosse um” babaca” já estava quase chegando no pesqueiro.
Ih! Passei o posto que vende a gasolina mais barato, pô vou ter que pagar mais caro, naquele perto do pesqueiro, olha no marcador de combustível, tá menos de ¼ do tanque...acho que vai dar? E se não der? Vou botar a “gasosa” por aqui mesmo... mais que droga, vou ter que voltar, passei o posto.
Coloca a gasolina pagando com cartão e pensa: agora acho que vai dar tudo certo!?
Vai, só faltam 20 quilometros para chegar no pesqueiro, por que será que os outros carros estão me dando sinal de luz?
Acidente?Polícia Rodoviária? Ih! Este cara que me podou está fazendo um sinal, o que será, vou parar.
PQP, pneu furado!
Saí do carro, tira todas as traias, para pegar o pneu socorro... não há de ver...está mucho e agora?
O jeito é pedir carona e ir a alguma borracharia para consertar, fazer o que?
Consegue a carona, chega na borracharia e o borracheiro deu uma saidinha...saco...que remédio...esperar...
Finalmente, passou mais de 2 horas e ele chegou...
Amigo, me quebra o galho, conserta meu pneu agora...
Agora não dá chefe... tem gente na frente...
Legal, quanto tempo demora?
Uma meia-horinha fique frio.
Pô amigo, hoje ta dando tudo errado, quero ir pescar, mais desde que saí de casa só deu “pepino”!
Ora chefe... você que é feliz, eu vou ter que batalhar o dia inteiro.
Finalmente o pneu é consertado, quando vai pagar...
Ih! companheiro, você pode não acreditar, mais estou sem grana, o dinheiro ficou na outra calça e agora?
Bem chefe, não posso ficar no prejuízo, nem lhe conheço.
Olha amigo , se você confiar, na volta eu lhe pago, empresto a grana de algum colega.
Vou confiar então.
Puts, agora tenho que arranjar uma carona para volta...
Viva! Consegui.
Trocou o pneu e finalmente foi para o pesqueiro.
Chegou, já era a hora do almoço e os melhores lugares estavam ocupados...
Eh! Hoje não é meu dia, vou ficar em qualquer um, quem sabe até a noite alguém vá embora, depois eu mudo de lugar.
Descarregou parte da tralha e foi levando para o pesqueiro.
Ajeitou o lugar, montou o guarda-sol, colocou os suportes da varas, jogou o samburá na água, deixou a ceva e a isca no jeito, agora só está faltando as varas... pô cadê? Deixei no carro, vou buscar.
E foi mais... PQP esqueci as varas em casa...
“ Moral da estória” Pescador Sofre.
Marcão.









de ver que ele está mucho e agora???

Nenhum comentário:

Postar um comentário