domingo, 15 de novembro de 2009

OUTRO TIPO DE PESCA PREDATÓRIA








DESTINO DO PEIXE QUE PESCAMOS



A cada dia que passa, diminuem a quantidade de peixes, ao longo de todo território brasileiro, a questão é que o ser humano imagina que a natureza irá repor aquilo que dela retiramos. Alem de não repor, ainda acha que não é obrigação preservar, mesmo que existam leis para isto e obviamente, são burladas permanentemente, pois devido a vasta extensão de nosso território, da nossa costa, de nossos rios, represas, mangues e tudo mais, isto acontece pela “falta” de fiscalização e mesmo que exista, torna-se ineficiente diante de nossa dimensão.
Cada um defende seus interesses, a começar pela pesca comercial, indo ao ribeirinho que justifica precisar sobreviver do pescado, incluindo a alimentação de sua família.
As justificativas são tantas que não precisamos mencioná-las.
É claro que nós pescadores amadores, temos que dar a nossa parcela de contribuição neste processo, nos tornando pescadores esportivos, como meio de preservar este esporte para nós mesmos e futuras gerações, entretanto, ainda existem em nosso meio, pseudo-pescadores que usam a infeliz filosofia “quanto mais melhor”
.Enquanto persistir esta mentalidade, desta “corja ” que usa meios predatórios, pescando com redes, tarrafas, espinheis, bóia- louca e outros mais, continuaremos a assistir e comprovar a inexistência de peixe nos locais que normalmente pescávamos.
Nossa única obrigação é DENUNCIAR ás autoridades.
Acredito que quantos mais de nós assim o fizermos, informando os locais em que acontecem, motivará as fiscalizações necessárias.
Esta atitude é acima de tudo “o nosso DEVER”.
Mais se não nos dispusermos a fazê-lo, o que não é “incomum” então, não podemos reclamar da inoperância dos órgãos fiscalizadores.
Particularmente não sou adepto de comprar o peixe em mercados ou peixaria, pois acho que eles, por mais que se diga “ serem frescos”na verdade, foram congelados desde sua captura.
Prefiro mesmo é poder saborear o que pesco, na quantidade suficiente para consumo imediato de minha família.
Afinal isto também é o objetivo de minhas pescarias.
Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário