domingo, 15 de novembro de 2009

CARPA DA LINHA DE LAMBARI


Em meados desta primavera de 2009, mais uma vêz, eu e meus amigos Mario e sua esposa Clara, o Osvalin com a esposa Ivete e o Osvaldo,fomos ao tradicional RECANTO DO SABIA, da represa Capivari Cachoeira,desta feita com a intenção de pescarmos lambarís.
Apesar da represa ainda estar muito cheia, fazendo com que a maioria dos pesqueiros prontos estivessem debaixo da água e por outro lado, os galhos das árvores, tambem não permitissem que usássemos varas compridas, nos viramos como deu e pudemos pescar.
Como sempre o combinado era ficar dois dias e noites no local, porem no primeiro dia, o único que conseguiu pegar mais peixes, foi o Mario, que fez o pesqueiro num local livre das árvores e alem de usar uma vara telescópica de 7,20m, ainda acrescentou uns 3,00m de linha, colocando um chumbo pesado na extremidade e acima três anzois, daí lançava a mesma com a mão e a peninha regulada, ficava deitada na água, quando eles beliscavam, dava a fisgada e foram muitas vezes, que no mínimo dois exemplares vinham fisgados.( O JAPONES é fogo)
O resto de nós, muito pouco lambarí, incluindo a mim mesmo.
O dia passou e quando anoiteceu,depois de jantar, lá pelas 2),00 horas, exceto o Mario e a Clara que foram dormir na barraca, nós outros, descemos para nossos pesqueiros, para tentar os lambarís a noite e "arriscar" alguma tilápia no milho.
Lá pelas 22,00 horas o Osvaldo desistiu e foi dormir, ficamos eu, o Osvalin e a esposa até quase meia-noite, pegamos poucos lambarís e obviamente nenhuma tilápia, ainda não era época, então tambem fomos dormir.
No dia seguinte, depois do café da manha, voltamos a pescar, cada um no seu pesqueiro. Estava melhor, os "rabo vermelho" estavam saindo com freqüência. De repente a minha peninha afundou, dei a fisgada, o peixe começou a brigar no fundo e quase que a vara escapa da mão. Segurei o cabo com as duas mãos, não deixando a linha afrouxar e abriga continuava. Claro que não era lambarí, mais ainda não sabia que peixe era.
Ele corria de um lado para o outro no fundo, porem aos poucos foi cedento, até que pude avistá-lo na meia água e deu para identificar. Era uma "carpa enorme".
Com certeza, com o tamanho do "bicho" a linha 15mm que pescava, dificilmente aguentaria por muito tempo e aconteceu o previsto... Numa nova corrida, ela arrebentou a linha e tiau...tiau...
Apesar de tudo, foram poucos minutos que duraram uma ETERNIDADE, cuja lembrança ficará para sempre em minha memória.
Marcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário